Sistema Municipal de Unidades Protegidas da Cidade do Recife, Pernambuco, Brasil
Palavras-chave:
espaços públicos, unidades de proteção da natureza, instrumentos de gestão ambiental.Resumo
A paisagem urbana é síntese do processo de urbanização e, sobretudo, da relação do homem com a natureza e de todos os formatos de intervenções no ambiente natural e no próprio ambiente construído. As áreas verdes são elementos imprescindíveis dessa paisagem urbana e componentes do patrimônio, construído ou natural. Têm essa importância não só pela notória contribuição no aspecto físico que marca a morfologia da cidade, mas também pelo que elas representam para a qualidade de vida. A cidade do Recife, caracterizada pela imensa rede de água, associada ao sistema de áreas verdes, revela-se como unidade ambiental entre águas e cobertura vegetal, o que a torna emblemática e singular. Este estudo objetiva analisar o Sistema de Unidades Protegidas do Recife no que ele estabelece sobre as áreas verdes públicas. No estudo, recorreu-se à compilação dos dispositivos estabelecidos no Plano Diretor do Recife que originaram a sua instituição, do agrupamento de suas diretrizes e componentes e da sua classificação, em função das tipologias das áreas verdes que o compõe. Como resultado, observou-se que, com a instituição do Sistema, além de ter surgido um importante instrumento de planejamento, verifica-se que o mesmo ampliou e diversificou as categorias de áreas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.