Educomunicação: um campo em construção – Reflexões sobre os trabalhos apresentados no XIV e XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental<p>Educommunication: a build in field – Reflections on the papers presented at the XIV and XV Paranaense Meeting of Environmental Education
Palavras-chave:
Educomunicação, Mídias, Educação Ambiental, EPEA.Resumo
Este relato resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os trabalhos apresentados durante a realização do XIV e XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), no Eixo Temático Educação Ambiental, Mídias e Educomunicação, e compreender de que modo a Educomunicação tem sido concebida por seus autores. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado a partir de uma pesquisa teórico-bibliográfica nos Anais dos Eventos e em publicações relacionadas à Educação Ambiental e Educomunicação. Os trabalhos pesquisados foram submetidos a uma análise de conteúdo utilizando a metodologia proposta por Laurence Bardin. Foi possível vericar que os trabalhos são bastante heterogêneos no que diz respeito à abordagem da Educomunicação, não sendo possível, em vários casos, entender a representação social do tema e os conceitos utilizados pelos autores. Essas questões indicam que os trabalhos apresentados não esclarecem o conceito de Educomunicação. Diante de tais dados, entende-se que o motivo é que a Educomunicação, além de ser um campo relativamente novo, traz em si uma dimensão complexa. Os resultados evidenciam a necessidade de ampliar o conhecimento sobre o potencial deste campo, bem como incentivar o desenvolvimento de pesquisas e práticas pedagógicas entrelaçando a Educomunicação com a Educação Ambiental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.