Educomunicação: um campo em construção – Reflexões sobre os trabalhos apresentados no XIV e XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental<p>Educommunication: a build in field – Reflections on the papers presented at the XIV and XV Paranaense Meeting of Environmental Education

Autores

  • Josmaria Lopes de Morais Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba
  • Solange Reiguel Vieira Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Palavras-chave:

Educomunicação, Mídias, Educação Ambiental, EPEA.

Resumo

Este relato resulta de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar os trabalhos apresentados durante a realização do XIV e XV Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA), no Eixo Temático Educação Ambiental, Mídias e Educomunicação, e compreender de que modo a Educomunicação tem sido concebida por seus autores. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado a partir de uma pesquisa teórico-bibliográfica nos Anais dos Eventos e em publicações relacionadas à Educação Ambiental e Educomunicação. Os trabalhos pesquisados foram submetidos a uma análise de conteúdo utilizando a metodologia proposta por Laurence Bardin. Foi possível veri􀅀car que os trabalhos são bastante heterogêneos no que diz respeito à abordagem da Educomunicação, não sendo possível, em vários casos, entender a representação social do tema e os conceitos utilizados pelos autores. Essas questões indicam que os trabalhos apresentados não esclarecem o conceito de Educomunicação. Diante de tais dados, entende-se que o motivo é que a Educomunicação, além de ser um campo relativamente novo, traz em si uma dimensão complexa. Os resultados evidenciam a necessidade de ampliar o conhecimento sobre o potencial deste campo, bem como incentivar o desenvolvimento de pesquisas e práticas pedagógicas entrelaçando a Educomunicação com a Educação Ambiental.

Biografia do Autor

Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Ciências Agrárias (Fisiologia Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Ecologia, Educacao Ambiental, Bioindicadores e Ecotoxicologia.

(Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

20-12-2017

Edição

Seção

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário