Caracterização preliminar da qualidade das águas subterrâneas do Projeto Assentamento Gamaliel, Cuiabá-MT.
Palavras-chave:
águas subterrâneas, hidroquímica, Assentamento Gamaliel, Grupo Cuiabá.Resumo
O Projeto Assentamento Gamaliel (PAG) compreende uma área de aproximadamente 2,46 km2, localizado na zona rural do município de Cuiabá-MT, próximo ao bairro Altos da Glória. Em 2008, foram assentadas 175 famílias em lotes de 1,2 ha, onde o abastecimento público de água é efetuado somente por poços tubulares. O crescimento demográfico urbano avança em direção ao assentamento, podendo trazer, num futuro próximo, impactos na qualidade e quantidade da água subterrânea no PAG. Diante dessa situação, este trabalho teve por objetivo principal realizar um estudo hidroquímico dessas águas a partir de campanhas de campo e laboratório, caracterizando propriedades físicas e químicas dos recursos hídricos subterrâneos na localidade. As amostras foram coletadas e analisadas entre maio e junho de 2015 e, seguindo metodologia de análises do Standard Methods for the Examination of Water and Wastwater, determinou-se cálcio, potássio, sódio, magnésio e ferro - por espectrometria ótica de emissão atômica com plasma indutivamente acoplado (ICP-OES) -, cloreto, nitrato e sulfato - por cromatografia iônica (IC) - , alcalinidade total - por titulometria, e pH, condutividade elétrica e temperatura - medidos em sonda multiparâmetro. Os dados foram tratados estatisticamente com auxílio do programa IBM® SPSS Statistics v. 24.0 e análise hidroquímica com ajuda do programa Qualigraf® v. 1.17. Os resultados mostraram águas quimicamente semelhantes, com sete amostras, classificadas como águas bicarbonatadas magnesianas e uma como bicarbonatada cálcica, hipotermais, neutras a alcalinas, com médio teor de cálcio e magnésio, o que reflete a geologia do Grupo Cuiabá, sendo também isentas de ferro, apesar da ocorrência de piritas na região. São de boa qualidade para consumo humano, agricultura e pecuária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.