Utilização de flocos de aveia (Avena sativa l.) na elaboração de massa de pizza: avaliação físico-química e sensorial
Palavras-chave:
aceitação sensorial, escala hedônica, disco de massa fermentadaResumo
A aveia é um cereal que além de ter um alto teor de fibras solúveis, também possui grande nível de proteínas, ajudando na redução de riscos de algumas enfermidades. Por isso faz dela um complemento nutritivo e saudável em alimentos. E a pizza é um alvo interessante para uso desse cereal. Dado que o consumo de pizzas aumentou devido à praticidade do produto e ao baixo custo, sabor agradável e valor nutritivo. Este trabalho teve como objetivo elaborar uma massa de pizza com adição de flocos de aveia, visando à obtenção de um produto benéfico à saúde e o enriquecimento do valor nutricional da massa. Foram testadas formulações com 10%, 20% e 30% de flocos de aveia na massa de pizza. Testes sensoriais de aceitação foram realizados para avaliar a aparência, sabor, aroma e textura do produto. Os resultados obtidos apontam que é viável a comercialização da massa de pizza com flocos de aveia no mercado, sendo que não houve diferença significativa entre as amostras e os valores das médias para todos os atributos corresponderam a gostei muito na escala hedônica utilizada. A composição química das formulações padrão e com 30% de flocos de aveia da massa de pizza foi: umidade 31,91%; 31,66%; fibras 1,52; 1,73; cinzas 1,51%; 1,64%; proteínas 12,77%; 14,36% e lipídios 0,04%; 1,05%; respectivamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.