Modelo espacial para seleção de áreas adequadas à expansão urbana baseado em Avaliação Multicritério e Sistemas de Informação Geográfica. Caso do Município de Monte Belo do Sul, RS.
Palavras-chave:
Planejamento Urbano, Adequabilidade à Ocupação Urbana, Combinação Linear Ponderada, Tomada de DecisãoResumo
Atualmente, o crescimento urbano tem se configurado em um problema por vezes sem controle, ocasionando a expansão desordenada e descontínua, alheia aos padrões de segurança e sustentabilidade. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo propor um modelo espacial baseado em SIG para subsidiar a indicação de áreas adequadas para expansão urbana. A implementação do modelo teve como área teste o Município de Monte Belo do Sul, localizado na Região Metropolitana da Serra Gaúcha (RS). Para tal, inicialmente foram definidos critérios que que representam as características necessárias de uma área deve possuir para que possa ser ocupada. A espacialização e a modelagem desses critérios são realizadas em ambiente SIG (ArcGIS e IDRISI), onde cada variável pertinente compõem um plano de informação (PI) temático. Assim, o banco de dados é composto por PIs primários e derivados como imagens de satélites, hidrografia, curvas de nível, área urbana, sistema viário, cobertura e uso da terra, Áreas de preservação Permanente, distância às áreas urbanas, adequabilidade com relação à hidrografia, entre outros. Os PIs critérios foram padronizados por meio da lógica fuzzy e então analisados com base nos princípios da Avalição Multicritério e cruzados pelo método da Combinação Linear Ponderada. O resultado do modelo proposto é um mapa de adequabilidade à ocupação urbana, composto de quatro classes: muito alta, alta, média e baixa. A razão entre adequabilidade e restrição com relação ao total da área do município é, respectivamente, 34,7% e 65,3% (24,02 km2 e45,24 km2). Pode-se concluir que as funcionalidades disponíveis nos SIGs permitiram executar o modelo adequadamente, evidenciando-se assim, as suas potencialidades para a análise espacial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.