Crescimento de mudas de Dipteryx alata sob adubação fosfatada e calagem
Palavras-chave:
^Produção de mudas, Fósforo, Saturação por basesResumo
Dipteryx alata, espécie do Cerrado, se destaca pelo potencial na agroindústria e recuperação de áreas degradadas. Este estudo objetivou avaliar o crescimento de suas mudas em função da adubação fosfatada (P) e da saturação por bases do substrato (V). Os tratamentos foram representados por um fatorial de sete níveis de P e quatro níveis de V, dispostos no delineamento em blocos casualizados, com cinco repetições. Aos 120 dias após a semeadura, foi medida a altura da parte aérea (H), o diâmetro do coleto (DC), e obtida a massa de matéria seca da parte aérea (MSPA), de raízes (MSRA) e total (MST), e suas relações. Foi observado sistema radicular bem desenvolvido, com relação MSPA/MSRA igual a 1. A maioria das características apresentou valores máximos em V igual a 20% e no tratamento sem fósforo. Assim, para as condições estudadas, recomenda-se a elevação de V para 20% sem necessidade de aplicar fósforo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.