O SABER DOCENTE SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Palavras-chave:
educação ambiental, formação de professores, políticas ambientaisResumo
Este trabalho compreende a análise de um processo de formação continuada realizado com professores da educação básica, da região carbonífera do Rio Grande do Sul. O objetivo foi identificar quais saberes compreendem o trabalho docente sobre educação ambiental. Buscamos na prática contribuir com a reflexão sobre práticas de educação ambiental na escola. A atividade foi organizada em formato de curso, dividido em quatro (4) etapas nas quais trabalhou-se os Princípios da Educação Ambiental, as Políticas da Educação Ambiental para a escola, as Interfaces da Educação Ambiental na escola e Projetos de Educação Ambiental na Escola. O trabalho contou com a participação de professores oriundos da escola básica, dos quais a maioria já havia realizado atividades ambientais, embora este não tenha sido um requisito para realizarem o curso. Dentre os ministrantes do curso, especialistas e pesquisadores da área os quais além de compartilhar suas experiências trouxeram a motivação, a reflexão e ideias criativas de introdução do tema transversal na escola. A pesquisa realizada durante o processo de formação revelou que os docentes participantes, conhecem pouco sobre os referenciais teóricos da Educação Ambiental, defendem a introdução de uma disciplina específica sobre o tema na escolar. Identificamos resistências profundas em integrar os conhecimentos científicos e ainda, de conceber uma escola com um espaço de formação de sujeitos a partir dos valores humanos. Entendem que valores ensina-se apenas em casa. Entretanto, todos consideraram a experiência de formação continuada válida e declararam ser esta uma ação pioneira na região pela abordagem dada exclusivamente ao âmbito escolar.
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.