Impacto da criação de pacu na qualidade da água por meio de análise estatística multivariada: estudo de caso
Palavras-chave:
efluente, estatística multivariada, impacto ambiental, pacu, qualidade de águaResumo
O presente estudo avaliou, por meio de análises estatísticas multivariadas, o impacto na qualidade da água causado pela criação de pacu (Piaractus mesopotamicus). Amostragens foram realizadas quinzenalmente nos pontos de abastecimento e efluente do viveiro durante três meses, sendo realizadas análises de variáveis relacionadas com impacto ambiental na qualidade da água (pH, condutividade elétrica, DBO, nitrogênio total, nitrogênio amoniacal, nitrito, nitrato, fósforo total, ortofosfato, turbidez e material particulado suspenso). A análise de fatores agrupou as variáveis relacionadas com o impacto ambiental no primeiro fator em que, durante período de amostragem, o efluente apresentou maiores médias que o abastecimento, enquanto os demais fatores, não relacionados com impacto ambiental, apresentaram uma variação semelhante para os dois pontos de amostragem. Além disso, as variáveis relacionadas com o primeiro fator apresentaram maiores médias no efluente. O cultivo impactou a qualidade da água causando aumento das variáveis relacionadas com biomassa, matéria orgânica e eutrofização da água.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.