Consolidação dos Sistemas de Gestão nas Empresas: Análise da Implantação dos Sistemas de Gestão Ambiental no Brasil
Palavras-chave:
Gestão Ambiental, ISO 14001, Aspectos Ambientais, Mitigação dos Impactos, Sustentabilidade Ambiental.Resumo
No âmbito deste trabalho foram avaliados: (1) o progresso relativo à implantação do sistema de gestão ambiental (SGA) no seio empresarial, comparativamente ao sistema de Gestão da Qualidade (SGQ); (2) a importância relativa dos sistemas de gestão em função dos setores de atividade econômica; e (3) os aspectos e impactos ambientais dominantes no setor com maior número de organizações certificadas. As pesquisas incidiram sobre a base de dados internacional (Scopus) para verificar a tendência evolutiva das publicações regionais, e a análise da evolução de organizações certificadas se baseou numa amostra de 180 organizações extraídas da base de dados do INMETRO. A identificação e a avaliação dos aspectos e impactos ambientais das organizações e as respectivas medidas mitigadoras resultaram da análise das atividades, produtos e serviços referentes ao setor de atividade econômica na qual estão enquadradas. Os resultados indicaram que o maior número de organizações certificadas estão localizadas em São Paulo (estado com maior densidade industrial) e que o setor com maior número de empresas certificadas tem como atividade a transformação industrial. Também se constatou que os aspectos ambientais desse setor são significativos porque afetam todos os componentes ambientais (água, atmosfera, solo e biota), situação que requer o monitoramento dos indicadores ambientais na região sob influência dessas empresas, como condição essencial para tomada de decisão no domínio da conservação dos serviços de ecossistemas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.