Consolidação dos Sistemas de Gestão nas Empresas: Análise da Implantação dos Sistemas de Gestão Ambiental no Brasil

Autores

  • Herlander Mata-Lima CERENA – Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Av. Rovisco Pais, 1. 1049-001, Lisbon, Portugal. PROAC – Universidade Federal de Juíz de Fora (UFJF), Juiz de Fora-Minas Gerais, Brasil
  • Flaviana Nunes Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo, Brasil
  • Andreilcy Alvino-Borba Doutoranda na Universidade Aberta de Lisboa, Lisboa, Portugal.
  • José António Almeida GeoBioTec, FCT/UNL – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal.

Palavras-chave:

Gestão Ambiental, ISO 14001, Aspectos Ambientais, Mitigação dos Impactos, Sustentabilidade Ambiental.

Resumo

No âmbito deste trabalho foram avaliados: (1) o progresso relativo à implantação do sistema de gestão ambiental (SGA) no seio empresarial, comparativamente ao sistema de Gestão da Qualidade (SGQ); (2) a importância relativa dos sistemas de gestão em função dos setores de atividade econômica; e (3) os aspectos e impactos ambientais dominantes no setor com maior número de organizações certificadas. As pesquisas incidiram sobre a base de dados internacional (Scopus) para verificar a tendência evolutiva das publicações regionais, e a análise da evolução de organizações certificadas se baseou numa amostra de 180 organizações extraídas da base de dados do INMETRO. A identificação e a avaliação dos aspectos e impactos ambientais das organizações e as respectivas medidas mitigadoras resultaram da análise das atividades, produtos e serviços referentes ao setor de atividade econômica na qual estão enquadradas. Os resultados indicaram que o maior número de organizações certificadas estão localizadas em São Paulo (estado com maior densidade industrial) e que o setor com maior número de empresas certificadas tem como atividade a transformação industrial. Também se constatou que os aspectos ambientais desse setor são significativos porque afetam todos os componentes ambientais (água, atmosfera, solo e biota), situação que requer o monitoramento dos indicadores ambientais na região sob influência dessas empresas, como condição essencial para tomada de decisão no domínio da conservação dos serviços de ecossistemas.

Downloads

Publicado

11-04-2019

Edição

Seção

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário