Captação e aproveitamento de água das chuvas: atitude sustentável em uma indústria de artefatos de concreto

Autores

Palavras-chave:

sustentabilidade organizacional, recursos naturais, gestão ambiental, estratégia organizacional.

Resumo

Atualmente, diversas organizações encontram-se empenhadas em ganhar mais espaço num mundo que valoriza cada vez mais atitudes sustentáveis. Dessa forma, o problema de pesquisa deste trabalho envolveu: quais seriam os possíveis benefícios econômicos e financeiros obtidos com a implantação de um sistema de utilização da água da chuva em uma indústria de artefatos de concreto? O objetivo principal foi analisar a administração e o consumo de água, comparando o consumo anterior e posterior a 2008 – ano do início da implantação do sistema de captação e aproveitamento de água das chuvas – e também o prazo para compensação dos investimentos realizados pela indústria. E, ainda, buscou-se demonstrar os benefícios alcançados pela organização, nos quesitos financeiros, ambiental e social, perante seus colaboradores e para a sociedade. O estudo de caso apresenta uma abordagem qualitativa e descritiva das práticas organizacionais e ações sustentáveis e análise SWOT. Com a implantação do sistema, tanto os funcionários quanto a administração da empresa contribuem para a utilização sustentável da água da chuva. Os ganhos não são apenas financeiros, pois implicam atitudes responsáveis ambiental e socialmente.

Biografia do Autor

Silvio Roberto Stefano, PPGADM Unicentro

Pós-Doutor em Administração pela Univali (2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008). Pós-Doutor em Administração pela Univali (2014). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM.

Adriana Lorenzetti Merigo, Unicentro

Contadora da Câmara de Pitanga. Mestranda pela Unicentro.

Claudio Luiz Chiusoli, Unicentro

Graduação em Economia pela Universidade Estadual de Londrina (1993), pós graduação de marketing (1994), comportamento organizacional (1998) e em estatística (UEL-2005). Mestrado em administração pela Universidade Norte do Parana (1999). Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2005) e Pós-Doutor pela PUC PR. Curso de aperfeiçoamento em gestão na Drexel University (2000). Atualmente é professor da UNICENTRO - Universidade Estadual do Centro Oeste (Guarapuava) - Departamento de Administração (DEADM).

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Publicado

11-04-2019

Edição

Seção

Relatos