Qualidade lipídica da polpa e castanha de bocaiuva (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd.

Autores

  • Cláudia Leite Munhoz
  • Rita de Cássia Avellaneda Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul http://orcid.org/0000-0001-9324-7018
  • Eliana Janet Sanjinez-Argandoña
  • Iriani Rodrigues Maldonade

Palavras-chave:

Índice aterogenicidade, carotenoides, ácidos graxos, ácido linoleico, ácido oleico

Resumo

Bocaiuva (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd.) é um fruto do Cerrado brasileiro, cuja farinha representa um produto típico da região. Frutos maduros de bocaiuva do Estado de Mato Grosso do Sul foram processados para produzir farinha. O perfil de ácidos graxos da farinha e das castanhas de bocaiuva foram avaliadas afim de verificar as possíveis alterações em sua composição devido o processamento. Os principais ácidos graxos encontrados na farinha foram os ácidos graxos monoinsaturados, especialmente o ácido oleico; ácidos graxos saturados predominaram nas castanhas, com um teor mais elevado para ácido láurico. A qualidade nutricional do perfil lipídico da farinha bocaiuva indicou que o óleo pode ser utilizado como alimento, bem como o óleo das castanhas, embora o índice de aterogenicidade (IA) tenha sido maior do que o recomendado.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Avellaneda Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, Mato Grosso do Sul

Rita de Cássia Avellaneda Guimarães possui graduação em Nutrição pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) (2003-2006), e mestrado em Biotecnologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2007-2009) com sanduíche na Universidade Católica de Brasília (UCB). Durante o mestrado foi bolsista CAPES, atuando na linha de pesquisa, Conservação e Uso dos Recursos Genéticos Vegetal e Animal, e em sua dissertação pesquisou as propriedades funcionais, perfil e análise térmica de proteínas da farinha desengordurada e concentrado protéico de castanhas de baru (Dipteryx alata Vog.), um fruto nativo do Cerrado. Realizou doutorado pela Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro-Oeste pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), sendo bolsista CAPES, atuando na linha de pesquisa, Metabolismo e Nutrição. Em sua tese, pesquisou as proteínas e suas funções biológicas, fatores antinutricionais, bem como o efeito do óleo de sementes de gergelim e linhaça no controle de lipídios séricos e glicose no metabolismo de ratos e processos danosos ocasionados no DNA oriundos da descompensação metabólica (Nutrigenômica). Atualmente é Professora Adjunta Nível I da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). (Texto informado pelo autor)

Curriculo Lattes

Downloads

Publicado

06-12-2018

Edição

Seção

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário