Qualidade lipídica da polpa e castanha de bocaiuva (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd.
Palavras-chave:
Índice aterogenicidade, carotenoides, ácidos graxos, ácido linoleico, ácido oleicoResumo
Bocaiuva (Acrocomia aculeata (Jacq.) Lodd.) é um fruto do Cerrado brasileiro, cuja farinha representa um produto típico da região. Frutos maduros de bocaiuva do Estado de Mato Grosso do Sul foram processados para produzir farinha. O perfil de ácidos graxos da farinha e das castanhas de bocaiuva foram avaliadas afim de verificar as possíveis alterações em sua composição devido o processamento. Os principais ácidos graxos encontrados na farinha foram os ácidos graxos monoinsaturados, especialmente o ácido oleico; ácidos graxos saturados predominaram nas castanhas, com um teor mais elevado para ácido láurico. A qualidade nutricional do perfil lipídico da farinha bocaiuva indicou que o óleo pode ser utilizado como alimento, bem como o óleo das castanhas, embora o índice de aterogenicidade (IA) tenha sido maior do que o recomendado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.