Estudo das propriedades mecânicas de pavers de concreto obtidos através da introdução de resíduos plásticos industriais
Palavras-chave:
reciclagem, construção civil, polímerosResumo
O descarte inadequado de resíduos sólidos prejudica o meio ambiente e, em vista da grande produção de resíduos plásticos laminados na indústria de embalagens flexíveis e a crescente demanda por novas tecnologias no setor da Construção Civil, o presente trabalho buscou inserir resinas plásticas na argamassa de concreto para confecção de pavers (lajotas) utilizados para calçamento. O resíduo plástico foi introduzido em substituição à areia, nas proporções de 5% e 15% para posterior comparação com corpos de prova sem substituição. Propriedades físicas como granulometria resistência mecânica a compressão, absorção de água, índice de vazios e massa específica da amostra seca e saturada foram consideradas para verificar a viabilidade e aplicação deste novo material. Como resultado, pôde-se observar que as adições dos resíduos melhoraram a resistência mecânica para ambas as substituições e proporcionou, também, redução do índice de vazios das amostras de 5%, o que reduz a absorção de água e aumenta a durabilidade do material. As amostras de 15% apresentaram pequeno aumento na absorção de água, o qual não implicou redução da sua resistência, se comparado aos pavers de referência.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.