Política de Desenvolvimento Territorial Rural: um estudo comparativo entre o Distrito 165-Huamantla - Tlaxcala, México e o Território da Cidadania Paraná Centro – Paraná, Brasil<p>Política de Desarrollo Territorial Rural: un estudio comparativo entre el Distrito 165-Huamantla (Tlaxcala, México) y el Territorio de la Ciudadanía Paraná Centro - Paraná, Brasil
Palavras-chave:
Desenvolvimento Territorial Rural, Território da Cidadania Paraná Centro, Distrito 165 Huamantla.Resumo
O objetivo desse artigo é analisar de forma comparativa a materialização da Política de Desenvolvimento Territorial Rural (DTR) tendo como base dois países: Brasil e o México. Os recortes escolhidos para o estudo são: Território da Cidadania Paraná Centro do Brasil e no México é o Distrito 165 de Huamantla, do Estado de Tlaxcala. A investigação fundamenta-se nos princípios teóricos da metodologia de pesquisa qualitativa. Os dados foram coletados a partir da combinação das técnicas: entrevista oral semiestruturada, observação direta sistemática e a análise documental. Como resultado observa-se que a política de desenvolvimento territorial executada nos dois países, tem uma estrutura muita semelhante. A análise nos remete a um tipo de política totalmente deslocada da redução da pobreza e do crescimento econômico com equidade. A gestão social se enquadra nas concepções de políticas que enfatizam, como objetivo principal, o aumento da “eficiência e da efetividade” defendido pelo Banco Mundial e pelo Fundo Monetário Internacional, no qual a ênfase está na criação de condições de governabilidade e na garantia do funcionamento do livre jogo das forças de mercado. A política de DTR é marcada pela abordagem rdagem gerencial que enfatiza, primordialmente, a necessidade de enxugamento do Estado e a transferência de instrumentos de gerência empresarial para o setor público servindo apenas para “legitimar” um processo de engajamento das populações a um padrão de socialização e comportamento que o sistema capitalista exige para funcionar, enquanto a maior parte dos recursos financeiros públicos são dedicados a fortalecer a grande produção de commodities.
Abstract
El objetivo de este trabajo es analizar comparativamente la materialización de la política de desarrollo territorial rural (DTR) basada en dos países: Brasil y México. Los territorios seleccionados son: el Territorio de la Ciudadanía Paraná Centro en Brasil y el Distrito 165 Huamantla en México. La investigación realiza una lectura crítica de este tipo de política. La información se obtuvo a partir de: entrevistas con gestores y beneficiarios de las políticas, observación directa y análisis documental. Como resultado se obtuvo que la política de DTR implementada en los dos países tiene una estructura muy similar. También se obtuvo que en ninguno de los dos territorios de estudio, la política de DTR ha tomado una acción decisiva que aborde la situación de los productores descapitalizados y la lucha contra la pobreza, como se afirma en los objetivos de ésta. La gestión social se ajusta a los conceptos de aumento de la “eficiencia y eficacia” propugnados por el Banco Mundial, en el que se fomenta la creación de condiciones para la gobernabilidad y asegurar el funcionamiento del libre juego de las fuerzas del mercado. Por lo tanto, la política de DTR se caracteriza por un enfoque de gestión abocado a “legitimar” un proceso de involucrar a las personas a un nivel de socialización que el sistema capitalista requiere para funcionar, mientras la mayor parte de recursos financieros públicos se dedican a fortalecer la gran propiedad y la producción de commodities en gran escala.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.