Distribuição espacial da comunidade de rotíferos em tanques de piscicultura em Cruzeiro do Sul – Acre<p>Spatial distribution of the rotifers community in fishponds in Cruzeiro do Sul - Acre State
Palavras-chave:
riqueza, zooplâncton, aquicultura.Resumo
Os rotíferos são organismos microscópicos e representam um dos mais importantes grupos da comunidade zooplanctônica, não apenas pela riqueza de espécies, mas também pela abundância dos organismos. A situação hipotética para a realização desta pesquisa consiste em verificar se a distribuição espacial da comunidade de rotíferos é heterogênea e se há diversidade de organismos em tanques de piscicultura em Cruzeiro do Sul. Os tanques selecionados foram agrupados, considerando o zooplâncton, através da análise de cluster utilizando dissimilaridade, e ainda sobre a comunidade foram aplicados também os índices de diversidade e riqueza. Os resultados não revelaram agrupamento significativo para os tanques; cada sistema apresentou sua peculiaridade.
Abstract
Rotifers are microscopic organisms that present themselves as one of most significant groups of the zooplankton community, not only by species richness, but also by the numerical abundance. A hypothetical situation for this research is whether the spatial distribution of the rotifer community in fishponds is heterogeneous and has organism’s diversity in Cruzeiro do Sul is heterogeneous. The selected tanks were grouped, considering the zooplankton by cluster analysis using dissimilarity multivariate analysis, as well as on the community has been applied also the diversity and richness indexes. The results revealed no significant clustering for tanks, with each system its peculiarity.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.