Distribuição espacial da comunidade de rotíferos em tanques de piscicultura em Cruzeiro do Sul – Acre<p>Spatial distribution of the rotifers community in fishponds in Cruzeiro do Sul - Acre State

Autores

  • Ezidras Brito da Silva
  • Erlei Cassiano Keppeler Universidade Federal do Acre, UFAC
  • Hugo Mota Ferreira Leite

Palavras-chave:

riqueza, zooplâncton, aquicultura.

Resumo

Os rotíferos são organismos microscópicos e representam um dos mais importantes grupos da comunidade zooplanctônica, não apenas pela riqueza de espécies, mas também pela abundância dos organismos. A situação hipotética para a realização desta pesquisa consiste em verificar se a distribuição espacial da comunidade de rotíferos é heterogênea e se há diversidade de organismos em tanques de piscicultura em Cruzeiro do Sul. Os tanques selecionados foram agrupados, considerando o zooplâncton, através da análise de cluster utilizando dissimilaridade, e ainda sobre a comunidade foram aplicados também os índices de diversidade e riqueza. Os resultados não revelaram agrupamento significativo para os tanques; cada sistema apresentou sua peculiaridade.

Abstract

Rotifers are microscopic organisms that present themselves as one of most significant groups of the zooplankton community, not only by species richness, but also by the numerical abundance. A hypothetical situation for this research is whether the spatial distribution of the rotifer community in fishponds is heterogeneous and has organism’s diversity in Cruzeiro do Sul is heterogeneous. The selected tanks were grouped, considering the zooplankton by cluster analysis using dissimilarity multivariate analysis, as well as on the community has been applied also the diversity and richness indexes. The results revealed no significant clustering for tanks, with each system its peculiarity.

Biografia do Autor

Erlei Cassiano Keppeler, Universidade Federal do Acre, UFAC

Possui graduação em Biologia pela Universidade Federal do Acre (1994), Mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Acre (1999) e Doutorado em Aqüicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Acre, onde ministra as disciplinas Introdução à Limnologia e Aquicultura. Supervisiona bolsistas de iniciação científica, extensão e concludente de cursos. Quanto à Pós-Graduação, é credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre. Atualmente, é membro da Comissão de Implantação do Instituto da Biodiversidade. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

01-02-2018

Edição

Seção

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário