Avaliação nictemeral do perfil vertical da temperatura e do oxigênio da coluna d’água em viveiros de piscicultura escavado e de barragem
Keywords:
piscicultura, Acre, limnologiaAbstract
O objetivo do presente estudo foi fazer uma avaliação nictemeral (24:00h), comparando um viveiro escavado e um viveiro de barragem, analisando a temperatura, saturação de oxigênio e oxigênio dissolvido (OD) no perfil da coluna d’água. Para tanto, foram realizadas leituras com oxímetro digital, nas profundidades de 0; 15; 30; 45; 60; 75; 90 e 105 cm. As leituras foram iniciadas às 09:00h, e foram feitas a cada 03:00h até que se completassem 24:00h. Houve diferença significativa em relação à saturação de oxigênio e ao OD. Quanto à temperatura, a maior amplitude térmica foi registrada, no viveiro escavado as 15:00h, encontrando-se uma termóclina na profundidade de 0 a 30 cm. Em relação ao OD, o menor valor registrado na coluna d’água foi no viveiro escavado, na profundidade de 90 cm, as 0:00h, chegando ao nível de 1,4 mg.L-1 (quase considerado estado de anóxia). Constatamos que as variações nictemerais (24h.) na coluna d’água são mais abruptas e maiores nos viveiros escavados. Desta forma, o presente trabalho nos permitiu concluir que devido à maior renovação de água, os viveiros de barragem podem ser, socialmente e economicamente mais favoráveis para um piscicultor de baixa renda, pois favorece melhores condições de cultivo.
Downloads
Published
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.