Análise de carbono elementar do Pantanal Mato-grossense através do Método de Análise de Espectro Singular (SSA)

Autores

  • Raphael de Souza Rosa Gomes UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
  • Josiel Maimone de Figueiredo UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
  • Jose de Souza Nogueira UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Black carbon, concentrações, séries temporais.

Resumo

Este estudo mostra como o método não paramétrico de Análise de Espectro Singular (SSA Singular Spectrum Analysis) pode ser utilizado para analisar a tendência do carbono elementar na série temporal dos anos 2012-2013. O método foi aplicado para analisar o comportamento dos valores de carbono elementar mensal registrado na estação Pantanal, localizada na Baía das Pedras, no Pantanal Mato-grossense, Brasil. Os resultados mostram que o período é capaz de extrair as componentes da tendência e ruídos das séries temporais. As séries reconstruídas reproduziram satisfatoriamente o comportamento não linear das séries originais, indicando que o método pode ser considerado como uma nova ferramenta de auxílio nas concentrações de carbono elementar.

Biografia do Autor

Raphael de Souza Rosa Gomes, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Mestrado em Física Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2012). Doutorando em Física Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: banco de dados, prospecção tecnológica e sql.

Josiel Maimone de Figueiredo, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

É Diretor do Instituto de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso (IC-UFMT), sendo credenciado no Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental do Instituto de Física da UFMT, no qual desenvolve pesquisas na área de Ciência da Computação, com ênfase em banco de dados, tratamento de dados ambientais, imagens de satélite e software livre. Desenvolve também pesquisas relativas ao uso das ferramentas da Tecnologia da Informação aplicadas em no contexto da Propriedade Industrial, com enfoque no uso de tecnologias de banco de dados em grandes bases de patentes. Tem atuação na gestão de projetos e de empreendimentos com o desenvolvimento de metodologias de gestão aplicadas em centros de pesquisa e empreendimentos. Possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1998), mestrado em Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados, pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado em Ciências da Computação e Matemática Computacional, com ênfase em Banco de Dados, pela Universidade de São Paulo - USP (2005).

Jose de Souza Nogueira, UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

Graduado em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1980), Mestrado em Física Aplicada pela Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (1995). Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso, Bolsista Produtividade CNPq - nível 1C e Coordena o Mestrado e Doutorado em Física Ambiental. Pesquisa na área de Ciências Ambientais com ênfase em evapotranspiração, correlação de vórtices turbulentos, modelagem de trocas de energia entre superfície vegetada e atmosfera e dados micrometeorológicos.

Downloads

Publicado

03-05-2021

Edição

Seção

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário