Legibilidade de artigos científicos da área de “ciências ambientais”<p>Readability of scientific articles in the field of “environmental science”

Autores

  • Celeste Dias Amorim Universidade Estadual de santa Cruz - UESC
  • George Nathan Souza Brito Universidade Estadual de santa Cruz - UESC
  • Pollyanna Alves Dias Costa Universidade Estadual de santa Cruz - UESC
  • Sandra Cunha Gonçalves Universidade Estadual de santa Cruz - UESC
  • Milton Ferreira da Silva Júnior Universidade Federal do0 Sul da Bahia - UFSB

Palavras-chave:

FK, FLF, Grau de Legibilidade, Periódicos Científicos Nacionais.

Resumo

A legibilidade de um texto passa pelo contexto culturalmente mediado pelas das palavras do ambiente não linguístico. O estudo objetivou analisar a legibilidade dos artigos técnicos científicos, vinculados em periódicos científicos nacionais, Qualis B1 da área de Ciências Ambientais entre 2009 a 2013. Selecionaram-se, para determinação dos índices FK e FLF para textos em português, 77 artigos científicos que foram processados no Word e no TextMeter e estatisticamente tratados pelo Sisvar. Verificou-se que, quanto maior o nível de escolaridade, mais baixa a legibilidade dos textos. Os resultados apontam um grau de legibilidade intermediário entre médio (pouco difícil) a baixo (muito difícil), delimitando a compreensão das discussões teóricas entre as áreas acadêmicas e o caminho para a interdisciplinaridade.

Abstract

Text readability involves a context culturally mediated by words from a nonlinguistic environment. This study aimed to analyze the readability of technical and scientific articles linked to national scientific journals, Qualis B1 from the field of Environmental Science between 2009 and 2013. Seventy-seven scientific articles were chosen to determine the metric indexes FK (Flesch-Kincaid) and FRE (Flesch Reading Ease) for texts in Portuguese. Those articles were processed by Microsoft® Word and Text Meter and statistically treated by Sisvar. It was verified that the higher the education attainment, the lower the text readability. The results indicate an intermediate degree of legibility level between average (somewhat difficult) and low (quite difficult), limiting the understanding of theoretical discussions between academic fields and the way to interdisciplinarity.

Biografia do Autor

Celeste Dias Amorim, Universidade Estadual de santa Cruz - UESC

Doutoranda em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Prodema/UESC. Mestre em Ciências Ambientais, UESB. Profissional de Educação Física. Bolsista da FAPESB, Endereço: Av. Otávio Santos, 714, CEP: 45020-750, Recreio, Bahia, Brasil. celamorim@gmail.com.

George Nathan Souza Brito, Universidade Estadual de santa Cruz - UESC

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Prodema/UESC. Mestre em Agronomia, UFC. Engenheiro Agrônomo. Prof. Assistente da UESC, Ilhéus, Bahia, Brasil. georgenathan@hotmail.com.

Pollyanna Alves Dias Costa, Universidade Estadual de santa Cruz - UESC

Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Prodema/UESC. Enfermeira Sanitarista. Profa. Assistente da UESC, Ilhéus, Bahia, Brasil. pacosta@uesc.br.

Sandra Cunha Gonçalves, Universidade Estadual de santa Cruz - UESC

Doutoranda e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Prodema/UESC. Engenheira Civil. Profa.do IFBA-Baiano, Ilhéus, Bahia, Brasil. sscunha.eng@hotmail.com.

Milton Ferreira da Silva Júnior, Universidade Federal do0 Sul da Bahia - UFSB

Doutor em Educação pela UFBA. Mestre em Sociologia Rural pela UFRG. Eng. Agrônomo. Prof. da UFSB. Prof. dos Programas de Mestrado e Doutorado da Rede PRODEMA/UESC, Ilhéus, Bahia, Brasil. notlimf@gmail.com

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Publicado

02-12-2015

Edição

Seção

Notas de Pesquisa - Processos do desenvolvimento humano nos contextos comunitários