Desempenho de um filtro anaeróbio de fluxo ascendente como unidade de tratamento para efluente de suinocultura
Palavras-chave:
digestão anaeróbia, biogás, DBO5, DQOtotal, alcalinidade de ripley, remoção de sólidosResumo
Este estudo avaliou o desempenho de um filtro anaeróbio de fluxo ascendente, operando no tratamento de efluentes da suinocultura. O sistema foi monitorado por meio de análises físico-químicas laboratoriais e a quantificação do biogás foi estimada teoricamente por meio da DQO. Foram coletadas amostras compostas do afluente e efluente do filtro anaeróbio. As análises físico-químicas realizadas foram: temperatura, pH, alcalinidade, acidez total, sólidos totais, fixos e voláteis, sólidos suspensos, dissolvidos, DQO (total e filtrada), DBO5 , fósforo total e NTK. A temperatura média do efluente líquido foi de 22,7ºC e os tempos médios de detenção hidráulica (TDH) do filtro foram de 94,7 e 63,1 horas, durante a partida e após a mesma. O sistema de tratamento apresentou eficiência de 72,14% para a remoção da DBO5 , com concentração efluente de 281,5 mg L-1.Para a remoção da DQO total e filtrada, os valores percentuais foram de 67,08 e 70,57 %, respectivamente, correspondente a 791,9 mg L-1 e 233 mg L-1. As concentrações de alcalinidade do afluente e efluente foram 1142,8 mg L-1 e 644,8 mg L-1, relação AI/AP de 0,28 e pH efluente 7,5. A eficiência de remoção para Nitrogênio Total Kjeldahl foi de 33,1%, para fósforo total 24,2%. A eficiência na remoção de sólidos totais, fixos e voláteis foi de 29,9; 21,5 e 37,4%, respectivamente. O sistema de tratamento foi eficiente, por conseguinte os parâmetros operacionais praticados poderão ser empregados para sistemas em escala plena.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.