Breve histórico da certificação de imóveis rurais no Brasil e apresentação do Sistema de Gestão Fundiária - SIGEF<p> Brief history of certification of rural properties in Brazil and presentation of Landed Property Management System - SIGEF
Resumo
Com as transformações que estão ocorrendo da estrutura fundiária no Brasil, o Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA), por meio da Lei no 10.267/2001, que se refere ao georreferenciamento e imóveis rurais, buscam estabelecer uma nova metodologia pra se levantar os imóveis rurais, e também a integração de suas bases de dados com outros órgãos na esfera federal, a fim de se conhecer totalmente a realidade dos imóveis rurais do Brasil. Com isso o processo de georreferenciamento, passa por diversas transformações, as quais através de novas tecnologias de informação se tornam cada vez mais automática, passando de um processo com muitos trâmites burocráticos, para uma forma totalmente online. Assim, tem-se a necessidade de elaborar um Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF), o qual será retratado nesse trabalho.
Abstract
With the changes that are occurring in land ownership structure of our country, the National Institute of Agrarian Reform (INCRA), through Law 10.267/2001, which refers to the georeferencing of rural properties, attempted to establish a new methodology to surveying rural properties and also integrate their databases with other agencies at the federal sphere in order to completely understand the reality of rural properties in Brazil. With it the process of georeferencing, go through several transformations, which through new information technologies becoming increasingly automatic, from a process with many bureaucratic procedures, to a fully online form. So has the need to develop a Landed Property Management System (SIGEF), which will be portrayed on this paper.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.