Mensuração de alturas de árvores individuais a partir de dados <i>laser</i> terrestre<p>Individual tree height mensuration with laser terrestrial data
Palavras-chave:
ILRIS-3D, laser scanner terrestre, detecção de árvores isoladas, altura total.Resumo
O presente estudo tem como principal objetivo a obtenção de variáveis dendrométricas de árvores em um povoamento de Pinus sp a partir de dados scanner terrestre. O povoamento de pinus possui quarenta anos de idade, já sofreu desbastes, e apresenta uma densidade de cerca de 890 arv./ha. A metodologia iniciou-se com a coleta de dados de forma tradicional e com o equipamento ILRIS-3D (OPTECH). Com o auxilio de GPS geodésico e estação total determinou-se coordenadas de alvos na floresta que serviram de base para georreferenciamento do scanner. A varredura foi realizada em um giro de 360 graus com resoluções de 10 mm e 50 mm a 50 metros em dois pontos distintos do povoamento. Os dados da varredura foram processados com o intuito de isolar e filtrar uma árvore. Como resultado, chegou-se a um bom isolamento de árvores e filtragem de pontos, obteve-se ainda a altura total de 31,93 metros e alturas parciais em intervalos de 1 metro relativas a uma árvore do povoamento. A tecnologia laser scanner terrestre apresenta potencial promissor para área florestal abrangendo a aplicação em inventários florestais, planejamento de manejo, produção e colheita florestal.
Abstract
This study has as its main objective the obtaining of dendrometric variables of trees in a stand of Pinus sp data from terrestrial laser scanner. The stand of pine is 40 years of age, has suffered thinning, and has a density of about 890 arv./ha. The methodology began with the collect of data from traditional form and with the ILRIS-3D equipment (OPTECH). With the help of a geodesic GPS and a total station, it was determined coordinates of targets in the forest that formed the basis for georeferencing the scanner data. The scan was performed on a spin of 360 degrees with resolutions of 10mm and 50mm at 50 meters, at two different points of acquisition. The scanned data were processed in order to isolate and fi lter a tree. As a result, it was got to a good fi ltering and isolation of a tree on the stand with a total height of 31.93 meters and partial heights in intervals of 1 meter. The laser scanner technology shows a promising potential for forest area covering applications in forest inventories, planning, management, production and harvest forest.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.