Geotecnologias: a chave da integração de dados para otimizar o inventário e monitoramento florestal<p>Geo-technologies: the key for data integration for the improvement of forest inventory and monitoring
Palavras-chave:
sensoriamento remoto, vegetação, mapeamento, inventário, monitoramento, meio ambiente.Resumo
Em um ambiente globalizado é cada vez maior a busca de produtos florestais, como também está mais intensa a consciência ecológica. Assim, manter atualizada uma base espacial da cartografia dos recursos florestais existentes, em níveis regional e global, quer seja para estimativas volumétricas ou de biomassa, análise de diversidade e condições da fragmentação de habitats, favorece um planejamento de uso em regime sustentável. Para tal, a tecnologia que envolve o sensoriamento remoto tem demonstrado importante contribuição com seus produtos aerotransportados ou orbitais e suas técnicas de extração de informações, nas tarefas de mapeamento, inventário e monitoramento florestal. Com objetivo de compor a abertura desse número especial da Revista Ambiência, o presente artigo mostra de maneira sintetizada os novos rumos das pesquisas e aplicações em sensoriamento remoto, como ferramenta tecnológica capaz de subsidiar a avaliação e acompanhamento dos recursos florestais.
Abstract
In a globalized world, the demand for forest products increases strongly as well as the ecological consciousness. So, in order to keep a spatial database of forest resources updated, at local, regional and global levels, for the estimation of volume or biomass, for the diversity analysis and habitat fragmentation, the geo-technologies eases planning activities. Remote sensing technologies give an important contribution for tasks of forest mapping, inventory and monitoring, using specifi c techniques for information extraction. This article opens a special issue of the periodical Ambiência, showing briefl y the new directions of remote sensing research and applications, as a technological tool to support the assessment and monitoring of vegetation cover.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.