A contribuição da Etnobotânica na elaboração de políticas públicas em meio ambiente – um desafio na aproximação do discurso à prática<p>The contribution of ethnobotany in the elaboration of public policies on the environment - a challenge in bringing

Autores

  • Joyce Alves Rocha IFRJ/UERJ
  • Elza Neffa UERJ
  • Luiz Leandro UFRRJ

Palavras-chave:

Etnobotânica, política pública ambiental, conhecimento tradicional, meio ambiente

Resumo

Este estudo, cujo objetivo consiste em apontar os entraves para realizar a transposição do discurso Etnobotânico à práxis social, delineia o panorama das transformações político-jurídicas do meio ambiente no cenário mundial e nacional, enfocando a contribuição das populações tradicionais e de seus saberes para o desenvolvimento de ações de conservação ambiental. Apresenta, ainda, a importância da participação popular na tomada de decisões e na formulação de políticas públicas de meio ambiente. O presente estudo ocorre em uma abordagem qualitativa de pesquisa, sendo operacionalizada na perspectiva da pesquisa bibliográfica fundamentada na contextualização teórica internacional e nacional do surgimento do socioambientalismo. Nesse cenário, realizamos o levantamento bibliográfico a partir das bases de dados (SciELO, Embrapa, Capes e BDTD) para a revisão de artigos em periódicos, onde cruzamos o termo Etnobotânica com expressões como política ambiental, política pública, preservação ambiental, conservação ambiental e manejo sustentável. Por meio da interpretação do olhar dos autores da Etnobotânica sobre as questões ambientais e do avanço desse campo do saber em direção ao seu potencial de aplicabilidade para soluções de problemas socioambientais, foram identificados elementos que apontam distanciamento em relação à apropriação da Etnobotânica como subsídio para elaboração de políticas públicas. Nessa perspectiva, foram identificados obstáculos na aproximação do discurso à prática.

Abstract 

This study´s main goal is to point out the obstacles with the transposition of Ethnobotanical discourse to social practice based on the transformations of political and legal environments in global and national scenarios. It presents the importance of popular participation in decision-making and environmental policy-making and focuses on the contribution of traditional people and their knowledge of actions in favor of environmental conservation. Using a qualitative research approach grounded in the theoretical context of the national and international emergence of Socioenvironmentalism, virtual database research (SciELO, Embrapa, Capes and BDTD) was used as a methodological tool to complete a comprehensive review of journal articles crossing the word Ethnobotany with terms such as environmental policy, public policy, environmental conservation, sustainable management, traditional knowledge and biodiversity. Through interpreting authors´ perspectives of Ethnobotany on environmental issues and the advancement of this field of knowledge toward its potential applicability of solutions to environmental problems, the findings of the study show the distance of the appropriation of ethnobotany as subsidy for developing public policies. Pointing out the difficulties in the approach to the practice of its discourse, we seek to study the barriers to implementation of Ethnobotany in the formulation of public policy.

Biografia do Autor

Joyce Alves Rocha, IFRJ/UERJ

Professora de Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro desde 2006, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGMA/UERJ) desenvolvendo a tese: Quilombo São José da Serra: o etnoconhecimento na perspectiva socioambiental. Mestre em Biotecnologia Vegetal pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Vegetal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PBV/UFRJ, 2000), licenciada em Ciências Biológicas e graduada em Ciências Biológicas - modalidade Biologia Vegetal - pela UFRJ (1994 e1997). Como bióloga, atua na área de Botânica, com ênfase em Plantas Medicinais e Etnobotânica. Autor para correspondência. E-mail: joycearbio@gmail.com

Elza Neffa, UERJ

Professora associada e pesquisadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ nas áreas de Meio Ambiente, Educação e Metodologia Científica, possui doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, 2001), mestrado em Filosofia da Educação pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas (IESAE/FGV, 1990) e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Centro de Ensino Superior de Valença (CESVA, 1984). Coordenadora-adjunta do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da UERJ com atuação na linha Construção Social do Meio Ambiente, coordena, também, o Núcleo de Referência em Educação Ambiental (NUREDAM) da Faculdade de Educação da UERJ. E.mail: elzaneffa@gmail.com

Luiz Leandro, UFRRJ

Professor do Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. É doutorando do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGMA/UERJ) desenvolvendo a tese intitulada: Gestão ambiental: um estudo sobre a formação superior dos gestores ambientais no Brasil. Mestre em Sistemas de Gestão – Sistemas de Gestão Ambiental pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua na área de estratégia e gestão ambiental e metodologia da pesquisa nas perspectivas  quali-quantitativas. E-mail: luizleandrorj@globo.com

Downloads

Publicado

30-04-2014

Edição

Seção

Artigos - Cultura, práticas sociais, formação humana e desenvolvimento comunitário