Avaliação técnica de um carregador florestal com diferentes sortimentos de madeira<p>Technical assessment of a forest loader with different assortments of wood
Palavras-chave:
carregamento de madeira, produtividade, análise técnica.Resumo
Este trabalho teve por objetivo realizar a avaliação técnica de um carregador florestal na operação de carregamento com diferentes sortimentos de madeira. Os dados foram coletados em áreas de colheita de madeira de uma empresa florestal na região Sul do Brasil, no carregamento de toras de Pinus taeda e Eucalyptus grandis. A análise técnica abordou o estudo de tempos e movimentos, onde a operação de carregamento foi dividida em fases do ciclo de trabalho, analisadas individualmente. Para análise dos dados consideraram-se como tratamentos os diferentes tipos e comprimentos de toras e, como repetição, o número de veículos. Os dados foram submetidos ao Teste de Bartllet para verificação da homogeneidade das variâncias dos tratamentos e (submetidos) à Análise de Variância. Os resultados mostraram que os elementos arrumação de pilha e arrumação de carga contribuíram juntos com mais de 70% do tempo total do ciclo operacional; estes foram influenciados pela baixa qualidade das pilhas de madeira localizadas nas margens das estradas. O tempo total médio da operação de carregamento foi de dezoito minutos, equivalente a uma produtividade média de 140,7 toneladas por hora efetiva de trabalho e eficiência média 31,8%. A eficiência no carregamento das toras de comprimento de 5,30 m foi superior ao carregamento de toras de menor comprimento.
AbstractThe research objective was to technically assess a forestry loader in the operation of loading different assortments of wood. The data were collected at wood harvest areas of a forest company in the South Region of Brazil, during the log loading of Pinus taeda and Eucalyptus grandis. The technical analysis included a motion and time study. The log loading operation was divided into phases of the job cycle, which were analyzed individually. For the purposes of data analyses, the different log types and lengths were considered as treatments, and the amount of vehicles as repetitions. The data were submitted to the Bartllet Test in order to verify the variance homogeneity of the treatments that were the object of Variance Analysis. The results showed that the treatments of log pile arrangement and load arrangement contributed together in more than 70% of the total operational cycle, and were both influenced by the poor quality of wood piles at the road sides. The average total time of the log loading operation was 18 minutes, equivalent to an average productivity of 140,7 tons per effective work hour and average efficiency of 31,8%. The loading efficiency of logs with a length of 5,30 m was superior to the loading of logs with a shorter length.
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