<p align="justify">AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA ILHA DAS FLORES, PORTO ALEGRE (RS)</p>
Palabras clave:
Ambiência, deterioração, impacto ambiental.Resumen
Ambiência é a soma das condições externas circundantes no interior das quais um organismo, uma condição, uma comunidade ou um objeto existe. No Brasil a deterioração da ambiência atinge 40%. Para determinar os impactos causados pelo homem no meio surgiram as Avaliações de Impactos Ambientais (AIA). A AIA é elaborada através do EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e do RIMA (Relatório de Impacto Ambiental). A metodologia para o presente estudo utilizou-se de uma matriz de interações que apresenta dois atributos principais: magnitude e importância do impacto ambiental. Com o objetivo de quantificar os impactos causados pelos moradores da Ilha das Flores (Porto Alegre, RS), aplicou-se a referida matriz em uma propriedade da Ilha para determinar a viabilidade da permanência destes moradores no local. Os resultados permitiram concluir que o empreendimento é viável, desde que sejam tomadas as devidas medidas compensatórias e mitigadoras, para que fique de acordo com as exigências ambientais.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.