<p align=justify>DETERIORAÇÃO SÓCIOECONÔMICA E AMBIENTAL NA SUBBACIA HIDROGRÁFICA DO ARROIO INHAMANDÁ, SÃO PEDRO DO SUL (RS)</p>
Palavras-chave:
Arroio Inhamanda, deterioração, recuperação ambiental.Resumo
Os Diagnósticos Sócioeconômicos e Ambientais fazem parte de um conjunto de projetos ambientais que visam contribuir para a utilização racional e sustentável dos recursos naturais, bem como avaliar as relações entre o homem e a ambiência dentro das unidades naturais, ou seja, as bacias hidrográficas. A utilização deste diagnóstico específico permite analisar as deteriorações sociais, econômicas, tecnológicas, sócio-econômicas e ambientais, com o intuito de fornecer subsídios para programas de Educação Ambiental Técnica. Visa também a disseminação de conhecimentos e conseqüentemente a busca de alternativas para a melhoria da qualidade e do nível de vida da população. O referido diagnóstico foi realizado na área rural da Sub-Bacia Hidrográfica do Arroio Inhamandá, no município de São Pedro do Sul (RS). Os resultados obtidos apresentam um elevado índice de deterioração nas cinco linhas abordadas pelo diagnóstico, demonstrando a real necessidade de programas que visem a ações para a melhor utilização dos recursos naturais, além da melhoria da qualidade de vida da comunidade rural.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.