Integration of remotely sensed and ancillary data to assess the impacts of shifting cultivation<p> Integração de dados de detecção remota com dados complementares para a avaliação dos impates da agricultura de corte e queima
Palavras-chave:
Agricultura de corte e queima, queima de biomassa, emissões atmosféricas, florestas tropicais, sensoriamento remoto.Resumo
Annual emissions of CO2 from biomass burning in shifting cultivation systems in Brazil were estimated as the product of area burned, aboveground biomass, combustion completeness and emission factor. The total area of shifting cultivation was derived from the Global Land Cover 2000 map for South America, while the area cleared and burnt annually was obtained by multiplying the total area by the rotation cycle of shifting cultivation, calculated using cropping and fallow lengths reported in the literature. Aboveground biomass accumulation was estimated as a function of the duration and mean temperature of the growing season, soil texture type and length of the fallow period. Published combustion completeness and emission factor values were used. Two scenarios were set using minimum and maximum fallow lengths and emissions calculated. Results revealed that a reduction of emissions in shifting cultivation systems is not easily achieved by extending the length of the fallow period. Results also showed a good agreement between the spatial distribution of shifting cultivation in Brazil, obtained with remote sensing, and the location of studies describing fallow and cropping periods practiced in shifting cultivation systems.
Abstract
As emissões anuais de CO2 provenientes da queima de biomassa em sistemas de agricultura de corte e queima no Brasil foram estimadas como o produto da área queimada, da biomassa acima do solo, do fator de combustão e do fator de emissão. A área total afetada por este tipo de agricultura foi obtida a partir do mapa Global Land Cover 2000 da América do Sul, enquanto a área cortada e queimada anualmente foi obtida multiplicando a área total pelo ciclo de rotação, calculado a partir de dados sobre a duração dos períodos de cultivo e de pousio reportados na literatura. A acumulação de biomassa acima do solo foi estimada em função da duração e da temperatura média do período de crescimento, do tipo de textura do solo e da duração do período de pousio. Foram utilizados valores publicados dos fatores de combustão e de emissão. Foram estabelecidos dois cenários usando valores mínimos e máximos da duração do período de pousio e calculadas as emissões. Os resultados revelaram que uma redução das emissões atmosféricas em sistemas de agricultura de corte e queima não é facilmente alcançada através do aumento do período de pousio. Os resultados também mostraram uma boa concordância entre a distribuição espacial da agricultura de corte e queima no Brasil, obtida através de sensoriamento remoto, e a localização dos estudos que descrevem este tipo de agricultura.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.