Fábrica comunitária de sabão ecológico: ganhos ambientais e sociais<p>Community Factory of soap green: environmental and social gains
Palavras-chave:
educação ambiental, reciclagem, resíduos, economia solidária.Resumo
O presente trabalho tem como rede de cooperação a UNICENTRO, o Clube de Mães da comunidade do bairro Engenheiro Gutierrez, a Prefeitura Municipal, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, todos no município de Irati (PR). O propósito deste trabalho é atender diretamente o Clube de Mães e indiretamente toda a população de Irati (PR) através do suporte técnico para formalização e constituição de uma fábrica comunitária em Engenheiro Gutierrez para a fabricação de sabão ecológico reaproveitando resíduos de óleo de frituras. A metodologia é pautada em uma economia solidária, buscando a valorização do ser humano e não do capital. Como resultado, já foi possível promover mais oportunidades de trabalho e renda e a conscientização para o descarte correto dos resíduos do óleo de frituras.
Abstract
This work is a cooperative network between UNICENTRO, the Mothers’ Club community of Engenheiro Gutierrez district, the City Hall, the Municipal Association of Environment, all these administrative bodies are located in the city of Irati (PR). The purpose of this work is to serve the Mothers’ Club directly and indirectly the whole population of Irati (PR) through technical support for formalization and establishment of a community factory in Engenheiro Gutierrez to manufacture ecological soap reusing green waste frying oil. The methodology is based on an economy of solidarity, seeking to value the human being and not to have financial gain. As a result, it has already been possible to promote more job opportunities and income and awareness for the correct disposal of waste oil.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.