Análise da concentração mássica de materiais particulados provenientes da combustão de diesel e biodiesel <p> Analysis of the mass concentration of particulate matter from the combustion of diesel and biodiesel
Palavras-chave:
poluição atmosférica, biodiesel de soja, biocombustíveisResumo
O biodiesel tem se apresentado como uma excelente fonte de energia alternativa, podendo substituir o diesel mineral. Esse biocombustível é considerado menos impactante, pois é uma alternativa renovável, emite menos poluentes durante sua queima e, além disso, possui um processo de produção mais limpo, trazendo benefícios ambientais. O objetivo deste estudo foi avaliar as concentrações mássicas de material particulado emitido a partir da combustão de diesel (B0) e biodiesel de soja (B100) sob duas diferentes cargas, 500 W e 1500 W, em um motor ciclo diesel de bancada. A concentração de material particulado obtida foi menor com o uso de biodiesel, que apresentou concentrações de 438 mg m-3 e 458 mg m-3 enquanto que para o diesel as concentrações foram de 837 mg m-3 e 848 mg m-3 para as duas cargas, respectivamente. Os resultados indicaram que a concentração de material particulado é diretamente proporcional à carga aplicada no motor, ou seja, na carga de 1500 W, obteve-se um aumento na concentração de material particulado de 1,3% com o uso de diesel e 4,4% com o uso de biodiesel. Esses resultados indicam que o uso do biodiesel de soja contribui para a redução da poluição atmosférica.
Abstract
The biodiesel has been showed as an excellent source of alternative energy, can replace mineral diesel. This biofuel is considered less harmful, because it is a renewable alternative, emits fewer pollutants during its burning and also has a cleaner production process, bringing environmental benefits. The aim of this study was to evaluate the mass concentrations of particulate material emitted from the combustion of diesel (B0) and soybean biodiesel (B100) under different load conditions (500 W and 1500 W) in a cycle diesel engine bench. The results indicated that the concentration of particulate material is directly proportional to the applied load on the engine, in other words, comparing the loads of 500 W and 1500 W, the latter obtained an increase in the concentration of particulate material of 1,3% using diesel and 4,4% using biodiesel. Moreover, between the two fuels, the concentration of particulate material was lower with the use of biodiesel, which showed concentrations of 438 mg m-3 and 458 mg m-3 while for diesel the concentrations were 837 mg m-3 and 848 mg m-3. These results indicate that the use of soybean biodiesel contributed to reduction of atmospheric pollution.
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