SR&GIS: ferramentas de análise e modelagem de povoamentos florestais</p>SR&GIS: tools of the analysis and modeling forest stands

Autores

  • Attilio Antonio Disperati Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO
  • João Roberto dos Santos Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE
  • Luciano Farinha Watzlawick Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO
  • Luiz Gilberto Bertotti Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Palavras-chave:

sensoriamento remoto, SIG, vegetação, mapeamentos, inventário, monitoramento, nmodelagem.

Resumo

Ver PDF

Biografia do Autor

Attilio Antonio Disperati, Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO

Possui graduação em Licenciatura em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1969), graduação em Engenharia Florestal pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (1971), mestrado em Ciências Geodésicas pela UFPR (1975), doutorado em Geografia - Geography Department, University of London (1981) com bolsa do The British Council, e Pós-doutorado em Sensoriamento Remoto na MARC (Mid America Remote sensing Center) na Muray State University (Kentucky) com bolsa de estudos da Fulbright no período de 1989-1990. Professor Titular aposentado pela UFPR no periodo de 1972-1997. Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), no estado do Paraná, e pesquisador da Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Topografia, Fotogrametria, Fotointerpretação Florestal, Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas. É autor de três livros sobre fotografias aéreas de pequeno formato. É orientador em curso de pós-gradução em Ciências Florestais pela UNICENTRO. Desde 1994 é Coordenador dos Seminários de Atualização em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas Aplicados à Engenharia Florestal realizados a cada dois anos em Curitiba, Paraná. Bolsista de Produtividade do CNPq no período de 1991 a 2001 e desde 2009.
(Texto informado pelo autor)

João Roberto dos Santos, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE

Graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE (1979) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (1988). Atualmente é pesquisador titular do INPE/MCT, docente do Curso de Pós-Graduação em SEnsoriamento Remoto desse Instituto, atuando como consultor científico "ad hoc" da CAPES, CNPq, FAPESP, FAPEAM, EMBRAPA. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Inventário e Manejo Florestal, com os ferramentais de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas. A linha investigativa de pesquisa e aplicações envolve o tratamento de dados ópticos e de radar no levantamento e monitoramento da cobertura vegetal, sobretudo nos domínios da floresta tropical e dos cerrados brasileiros.

Luciano Farinha Watzlawick, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) , mestrado em Sensoriamento Remoto pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (2003) . Atualmente é Professor Adjunto C da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Revisor de periódico da Revista Ciência Florestal, Membro de corpo editorial da Biomassa & Energia (Viçosa), Membro de corpo editorial da Ambiência (UNICENTRO), Revisor de periódico da Ambiência (UNICENTRO), Revisor de periódico da Semina. Ciências Agrárias, Revisor de periódico da Ciência e Natura, Revisor de periódico da Floresta (UFPR), Revisor de periódico da Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Membro de corpo editorial da Revista da Alacs, Revisor de periódico da Revista de Ciências Exatas e Naturais, Revisor de periódico da Pesquisa Florestal Brasileira, Bolsista de Pós-Doutorado da Universidade Federal de Santa Maria e Revisor de periódico da Revista da Faculdade de Zootecnia, Veterinária e Agronomia (Uruguaiana). Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal , com ênfase em Manejo Florestal. Atuando principalmente nos seguintes temas: Biomassa Florestal, Fixação de Carbono, Sensoriamento Remoto, Manejo Florestal, IKONOS.

Luiz Gilberto Bertotti, Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO

Graduado em Geografia pela Fundação Faculdade Estadual de Filosfia Ciências e Letras de Guarapuava (1983), atualmente Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Mestre em Agronomia, pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutor em Meio Ambiente Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Paraná (2006). Professor Adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste-UNICENTRO. Vice-coordenador do Programa de Mestrado em Geografia - UNICENTRO. Membro do Núcleo de Pesquisas Ambientais (NPA) - UNICENTRO. Presidente da Comissão Editorial da Revista AMBIÊNCIA (1808-0251 e 2175-9405). Membro do Conselho Editorial da UNICENTRO. Membro da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Tecnologia Aplicada nas Ciências Agrárias - Brazilian Journal of Applied Technology for Agricultural Science (1983-6325). Revisor de periódico da Revista AMBIÊNCIA. Membro do Conselho Consultivo Externo da Revista NUPEM (FECILCAM). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando na seguinte linha de pesquisa: Geotecnologias aplicada à análise espacial.

Downloads

Publicado

21-10-2010