Curvas Intensidade-Duração-Frequência das precipitações extremas para o município de Cuiabá (MT)<p> Intensity-Duration-Frequency Curves of extreme precipitation for the city of Cuiabá (MT)
Palavras-chave:
chuvas intensas, curvas Intensidade-Duração-Frequência, drenagem urbana.Resumo
Para a elaboração de projetos na área de drenagem urbana, o conhecimento adequado das precipitações máximas, que são normalmente determinadas a partir de relações Intensidade-Duração-Frequência, é muito importante. O presente trabalho apresenta um estudo para a obtenção da equação IDF para o município de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso. Os dados utilizados no trabalho foram registrados por estação climatológica localizada em Várzea Grande (MT), com série histórica de 25 anos.
Abstract
In order to develop projects in the urban drainage area, it is very important to be aware of adequate maximum rainfall, which is usually determined from relations among Intensity-Duration-Frequency. This paper presents a study to obtain the IDF equation for the Cuiaba city located in Mato Grosso State. The data used in the study were recorded by climatological station, located in Varzea Grande (MT) with historical series during 25 years.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.