Projeto IDEC e “Educação ComCiência”: uma Experiência com Alunos da Educação Básica
Palavras-chave:
conceitos integradores, abordagem conceitual-experimental, ensino de ciências.Resumo
O projeto de extensão IDEC (Instrumentação, Demonstração e Experimentação em ensino de ciências) tem como um de seus objetivos a aplicação de novas metodologias e de novas ferramentas no ensino de Ciências. A preocupação com a melhoria da Educação Básica levou os pesquisadores do IDEC a firmar uma parceria com o Projeto Educação ComCiência da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Paraná. Através da parceria, os pesquisadores ofereceram oficinas a grupos de alunos da rede pública do Estado do Paraná. Nas oficinas foi proposta uma abordagem conceitual-experimental e integradora, na qual os conceitos de Química, de Física e de Biologia são apresentados de modo correlacionado e integrado. A oficina foi dividida entre discussões e atividades experimentais. As atividades experimentais foram realizadas com os experimentos alternativos e de baixo custo desenvolvidos no projeto IDEC. Essa experiência gerou um impacto muito positivo sobre os participantes da oficina. Eles compreenderam e assimilaram a idéia do ensino de uma ciência conceitual experimental e integradora como algo possível e facilitador do seu aprendizado. Esse trabalho teve o apoio da FINEP/MCT, da SEED/PR e da UNICENTRO.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.