Estudo da Viabilidade de Obtenção de Etanol por Saccharomyces cereviseae em Mosto de Frutos de Caqui (Diospyros kaki L.)
Palavras-chave:
caqui, fermentação alcoólica, Saccharomyces cereviseae.Resumo
O caqui é uma fruta proveniente da Ásia que se adaptou muito bem em solo tropical e que hoje é consumido no mundo inteiro graças a sua composição nutritiva. O caqui tem larga produção, porém, grande parte da fruta é descartada devido a machucaduras ou mesmo maturação elevada. O objetivo deste trabalho foi verificar a viabilidade de produção de etanol a partir do mosto de caqui. A pesquisa foi realizada com a variedade de caqui Fuyu e foi estudada a influência dos valores iniciais de sólidos solúveis, pH e concentração do inóculo. A fermentação foi conduzida em frascos Erlenmeyers com 150 mL do mosto de caqui, a 28ºC por 48 horas. Os resultados demonstraram a viabilidade de obtenção de álcool etílico a partir de mosto de frutos de caqui, no entanto os fatores de concentração inicial do inóculo, de sólidos solúveis e de pH inicial não influenciaram na fermentação e obtenção do produto final (5% de significância). Este trabalho apresentou uma alternativa viável para agregar valor ao caqui, diminuir perdas e com possibilidade de ser realizado pelos produtores em um processo simplificado.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.