Uma Abordagem Sobre Duas Ferramentas Virtuais Aplicadas ao Ensino Presencial: Moodle e Gradenet
Palavras-chave:
ambientes educacionais, ensino presencial, ferramentas virtuaisResumo
Este artigo descreve um estudo e avaliação de ambientes virtuais aplicados ao gerenciamento de cursos presenciais. São abordados os recursos disponibilizados nas ferramentas pesquisadas e que foram utilizadas em disciplinas do curso de Ciência da Computação da UNICENTRO – Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná. Foi realizada uma análise da viabilidade em utilizar um ambiente educacional virtual de forma a apoiar o professor no ensino presencial em cursos de graduação. Outra avaliação ocorreu em relação a benefícios para os alunos e professores. Algumas considerações foram levantadas a partir do estudo e análise dessas ferramentas, as quais podem ajudar para o projeto e o desenvolvimento de novos ambientes no ensino presencial e também auxiliar o professor na escolha da ferramenta bem como dos recursos utilizados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.