Science fiction in physics teaching: improvement of science education and History of Science via informal strategies of teaching
Palavras-chave:
ensino de Física, história da Ciência, concepções alternativas, linguagem verbo-visualResumo
O presente trabalho descreve uma proposta alternativa para o ensino de F´ısica e daHist´oria da Ciˆencia usando filmes de fic¸c˜ao cient´ıfica. Esta proposta foi desenvolvida para
o Ensino M´edio, universit´ario e para cursos de atualiza¸c˜ao de professores-em-servi¸co. Um
v´ıdeofilme (de 15 minutos de dura¸c˜ao) foi produzido no sistema NTSC com trechos de v´arios
filmes cl´assicos de filmes de fic¸c˜ao cient´ıfica. Os “fenˆomenos f´ısicos” apresentados nesses
filmes se constituem em uma forma poderosa para se explorar as id´eias do senso comum
de estudantes e professores sobre conte´udos e temas espec´ıficos e, tamb´em, para explorar o
desenvolvimento de quadros conceituais na Hist´oria da Ciˆencia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.