Funções: construindo conceitos a partir da análise gráfica

Autores

  • João Roberto Lazzarin UFSM - Departamento de Matemática

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem de funções, análise gráfica, GeoGebra.

Resumo

O objetivo deste trabalho foi verificar como uma prática pedagógica baseada na construção e interpretação de gráficos durante o processo de ensino de funções facilita a aprendizagem e provê de significado o conceito de função. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de oficinas sobre funções, aplicada a 12 alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul. Na sequência didática desenvolvida empregou-se, em cada etapa, a abordagem visual dos diversos conceitos e definições relativas a funções, por meio dos esboços de gráficos e de construções dinâmicas, realizadas com o software livre GeoGebra. Também foram levantadas algumas das dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, e  uma sequência de atividades que explora os principais conceitos inerentes a funções lineares, quadráticas, exponenciais e logarítmicas foi proposta, a partir da modelagem e resolução de problemas reais.


Biografia do Autor

João Roberto Lazzarin, UFSM - Departamento de Matemática

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), graduação em licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Matemática e Computação Científica (EDP), pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994-Orientador Paul Oterson) e doutorado em Matemática (ÁLGEBRA), pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006-Orientador Miguel Ferrero)). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Álgebra, atuando principalmente nos seguintes temas: ações parciais de grupos sobre anéis, skew anel de grupo e subanel dos invariantes parciais. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Maria, onde trabalha junto ao PPGMAT e PROFMAT UFSM como professor orientador de mestrado.

Downloads

Publicado

13-11-2018

Edição

Seção

Artigos