Paradoxos Geométricos nas Aulas de Geometria

Autores

  • Rudimar Luiz Nós UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Curitiba http://orcid.org/0000-0002-9219-0811
  • Francielle Gonçalves Sentone Escola Estadual Professora Abigail dos Santos Corrêa Matinhos - PR

Palavras-chave:

Matemática Recreativa, paradoxo do tabuleiro, paradoxo de Curry, paradoxo de Hooper.

Resumo

Apresentamos neste trabalho alguns paradoxos geométricos assim como as atividades sobre os paradoxos de Curry e de Hooper aplicadas em turmas da Educação Básica e do Ensino Superior com o intuito de investigar, através de uma atividade recreativa e de um questionário, como os estudantes empregam conceitos e definições para solucionar problemas geométricos. As atividades evidenciaram a formação deficiente dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Geometria Plana e em Geometria Analítica e concluímos que os professores de Matemática poderiam empregar a Matemática Recreativa para motivar a aprendizagem.

Biografia do Autor

Rudimar Luiz Nós, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Câmpus Curitiba

DAMAT - Departamento Acadêmico de Matemática

Matemática Aplicada/Análise Numérica

http://lattes.cnpq.br/4377393528295346

 

Francielle Gonçalves Sentone, Escola Estadual Professora Abigail dos Santos Corrêa Matinhos - PR

Matemática

Downloads

Publicado

15-12-2017