Paradoxos Geométricos nas Aulas de Geometria
Palavras-chave:
Matemática Recreativa, paradoxo do tabuleiro, paradoxo de Curry, paradoxo de Hooper.Resumo
Apresentamos neste trabalho alguns paradoxos geométricos assim como as atividades sobre os paradoxos de Curry e de Hooper aplicadas em turmas da Educação Básica e do Ensino Superior com o intuito de investigar, através de uma atividade recreativa e de um questionário, como os estudantes empregam conceitos e definições para solucionar problemas geométricos. As atividades evidenciaram a formação deficiente dos estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino Médio em Geometria Plana e em Geometria Analítica e concluímos que os professores de Matemática poderiam empregar a Matemática Recreativa para motivar a aprendizagem.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.