A massa dos neutrinos. Teoria versus experimento.
Palavras-chave:
massa dos neutrinos, oscilações entre saboresResumo
Nas últimas décadas, soluções ao problema do neutrino solar têm sido investigadas no contexto de teorias nas quais os neutrinos têm massa e podem oscilar entre os sabores eletrônico, muônico e tauônico. Os dados experimentais, hoje, parecem indicar que os neutrinos têm massa e que oscilações entre sabores realmente acontecem. No presente trabalho,
efetuaremos uma revisão geral sobre a física de neutrinos desde a época da proposta de sua existência, apresentaremos suas propriedades e uma breve discussão das interações entre neutrinos e as outras partículas elementares no contexto do modelo padrão das interações fundamentais. Uma visão geral dos principais mecanismos de produção de neutrinos no interior solar, o espectro de energia destes neutrinos, os métodos de detecção de neutrinos e as características dos principais detectores existentes serão apresentados. No contexto de teorias envolvendo neutrinos massivos, mostraremos como o fluxo de neutrinos solares pode ser afetado devido a oscilações entre sabores de neutrinos. Alguns dados experimentais e as conclusões que podemos tirar do confronto entre estes dados e a hipótese de oscilações entre sabores serão também apresentados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.