Fermentação contínua por Zymomonas mobilis ATCC 29191 em concentrações elevadas de sacarose
Palavras-chave:
fermentação contínua, Z. mobilis, etanol.Resumo
Foi realizada a fermentação contínua de sacarose nas concentrações de 10 e 20 g% por Z. mobilis ATCC 29191. Em sacarose a 10 g%, a cultura atingiu o estado estacionário nas taxas de diluição ( D ) testadas. Em D = 0,11, 0,21 e 0,28 h¡1 , a concentração de etanol foi respectivamente 38,1, 41,2 e 36,1 g/L, enquanto que a biomassa atingiu valores de 3,94, 4,75 e 4,10 g/L. Entretanto, em sacarose a 20 g% e D = 0,11 h¡1, a cultura mostrou prolongado período de oscilação, caracterizando dificuldade, senão impossibilidade, em atingir o estado estacionário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.