Plantas medicinais utilizadas pela comunidade rural de Guamirim, Município de Irati, PR
Palavras-chave:
plantas medicinais, etnobotânica, medicina tradicionalResumo
O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento das plantas medicinais utilizadas pela comunidade rural de Guamirim, distrito do município de Irati – PR, a fim de conhecer o emprego medicinal das plantas, parte da planta usada e a forma de preparo. Foram realizadas 18 entrevistas utilizando questionário. No total foram encontradas 49 espécies de plantas, pertencentes a 27 famílias e 46 gêneros (61,2 % exóticas e 38,8 % nativas). A comunidade menciona o uso das plantas medicinais principalmente para o tratamento de estômago (27,9 %), como calmante (18,0 %), ferimentos na pele (9,8 %) e garganta (9,0 %). As folhas e a parte aérea das plantas são as porções mais utilizadas para a produção dos medicamentos. O chá é a principal forma de preparo das plantas (80,0 %). Percebe-se que as plantas medicinais são amplamente utilizadas por essa comunidade rural e o cultivo no quintal é considerada uma tradição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.