Uso de semântica de ações na especificação de um sistema de data warehousing
Palavras-chave:
Data warehouse, Semântica de Ações, especificação formalResumo
Data warehouses são grandes repositórios de dados integrados, construídos para armazenar informações para auxiliar no processo de tomada de decisão. Na Universidade Federal do Paraná, UFPR, foi desenvolvido o projeto SAGU (Sistema de Apoio ao Gerenciamento Universitário), que é um sistema de suporte à decisão, que tem por objetivo prover os administradores daquela universidade com informações que auxiliarão na direção de seus objetivos. O principal componente deste sistema é um data warehouse. Neste artigo nós apresentamos a especificação formal (utilizando Semântica de Ações) do componente Integrador do data warehouse no contexto do projeto SAGU. A especificação obtida foi utilizada para auxiliar no processo de construção do data warehouse e pode ser considerada parte da documentação do projeto de um data warehouse real.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.