Aplicação de um instrumento analítico-pedagógico baseado numa analogia com os programas de pesquisa de Lakatos (um teste no conteúdo de cinemática angular)
Palavras-chave:
ensino, analogia, filosofia da ciênciaResumo
Este trabalho apresenta os resultados obtidos de uma nova aplicação do instrumento analítico lakatiano nos momentos em que são estimulados controvérsias e conflitos cognitivos. Esse instrumento, que vem sendo desenvolvido por Laburú et al. (1998 e 2001), baseia-se numa analogia dos programas de pesquisa de Lakatos para qualificar o pensamento dos alunos, estruturando-os como se fossem programas. O intento subjacente a tal analogia é procurar fazer com que o educador compreenda melhor a natureza desse pensamento e uma das razões da sua resistência ao ensino oficial. Para entender como está comprometido
o pensamento dos alunos com os programas, a análise é complementada com as condições de inteligibilidade, plausibilidade e frutificação para uma mudança conceitual de Posner et al.. Com o interesse de testar a viabilidade deste instrumento de análise, mostra-se, através de uma transcriçã videogravada, que essa forma de analisar se revelou uma maneira interessante de compreender o desenvolvimento do pensamento dos estudantes no processo de discussão em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.