Modelagem do volume individual para diferentes idades e regimes de desbaste em plantações de Pinus oocarpa
Palavras-chave:
Pinus oocarpa, equações de volume, seleção de modelosResumo
O presente trabalho objetiva testar vários modelos matemáticos que expressam a relação entre o volume com diâmetro à altura do peito de troncos de Pinus oocarpa e a altura total, e selecionar o modelo de melhor ajuste e precisão para cada idade e regime de desbaste. A base de dados utilizada para desenvolver este estudo foi obtida em plantios de Pinus oocarpa, pertencentes à empresa Duraflora S. A., situada na região sudoeste de São Paulo, no município de Agudos. Essa base se constitui de dados sobre o diâmetro à altura do peito (DAP) e à altura total (H) de 1099 árvores submetidas a cubagem rigorosa, distribuídas equitativamente em 11 tratamentos com diferentes idades e número de desbastes. Foram ajustados 9 modelos tradicionais selecionados na literatura florestal. A seleção do melhor modelo foi baseada nos seguintes critérios: coeficiente de determinação ajustado, erro padrão da estimativa em percentagem (recalculado quando necessário) e análise gráfica de resíduos.
Após calculadas as estatísticas de ajuste e precisão para todos os tratamentos, foi elaborado um ranking, para detectar o modelo que em geral proporcionou estimativas mais acuradas de volume total com e sem casca. No cômputo geral, o modelo tradicional mais adequado para a estimativa do volume foi o desenvolvido por Meyer. Para confirmação do resultado obtido pelo ranqueamento, foi feita a análise gráfica de resíduos para os três modelos melhor colocados (Meyer, Spurr e Stoate) e para o modelo desenvolvido por Schumacher-Hall (modelo amplamente utilizado na estimativa do volume), para analisar se existia tendenciosidade na estimativa de volume desses modelos. Analisando-se os resultados, concluiu-se que o melhor modelo para expressar, em média, o volume individual de arvores de Pinus oocarpa foi o de Meyer, tendo os tratamentos (idade e número de desbastes) influência sobre as estatísticas de ajuste (R2aj.) e de precisão (Syx%).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.