Avaliação dos fatores humanos e do ambiente de trabalho em indústrias de laminação e compensados no município de Irati, Estado do Paraná.
Palavras-chave:
Fatores humanos, clima, ruído, luminosidade, indústriasResumo
Esta pesquisa avaliou os fatores humanos, as condições gerais de trabalho e alguns fatores do ambiente de trabalho em duas indústrias de laminação e compensados, localizadas no município de Irati, estado do Paraná. Os dados foram coletados por meio de entrevistas selecionadas. Os resultados referentes aos fatores humanos indicaram que a média etária, de estatura e de peso foi 32,5 anos, 1,66m e 68,6 kg, respectivamente. O tempo médio de serviço na empresa foi de 47,6 meses e o tempo médio de experiência na função foi de 35,7 meses. Observou-se elevada incidência de lombalgias (31,1%), indicando que a atividade exige sobrecarga da coluna lombar. Dessa forma, a empresa deve tomar precauções no sentido de prevenir as lombalgias, tanto sob a ótica da educativa, quanto por alteração do sistema operacional. Com relação aos fatores do ambiente de trabalho, verificou-se que os níveis de ruído estavam acima do permitido pela legislação, principalmente nas operações do torno e guilhotina. As condições de luminosidade não estavam de acrodo com a NBR 5413/92 em alguns dos postos avaliados, no início e ao final da jornada de trabalho. As condições climáticas dadas pelo índice de Bulho Úmido e Termômetro de Globo (IBUTG) estavam de acordo com a NR 15 em todos os postos de trabalho avaliados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.