Desidratação osmótica de goiabas: influência das variaveis do processo na cinética de transferência de massa.
Palavras-chave:
Desidração osmótica, goiaba, transferência de massaResumo
Neste trabalho, estudou-se a desidratação de pedaços de goiaba da variedade vermelha Paluma pelo processo de osmose em soluções de açúcar. Perda de peso, perda de água e ganho de soluto no fruto foram determinados em função da temperatura (30, 40 e 50°C) e da concentração de soluto (soluções de sacarose a 50, 60 e 70%) para a escolha da melhor condição de processo osmótico. O tratamento, à concentração de 60% (p/p) de solução de sacarose e 40°C, foi escolhido como a melhor condição de processo. Os coeficientes da difusidade aparente, para a remoção de água e entrada do açúcar durante a desidratação osmótica, foram calculados baseados na lei de Fick, os valores encontraram-se na faixa 1,23 e 3,03 10-10 m²s, respectivamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.