Análise do impacto de diferentes operações aritméticas aplicadas em um sistema Neuro-Difuso
Palavras-chave:
Redes Neurais Artificiais, Teoria dos Conjuntos Difusos, Sistemas Neuro-DifusosResumo
Esta pesquisa tem como objetivo a análise de modelos de aprendizagem utilizando diferentes operações aritméticas aplicadas em um Sistema Neuro-Difuso (SND). A pesquisa integra os conceitos envolvendo as Redes Neurais Artificiais (RNAs) e a Teoria dos Conjuntos Difusos (TCDs). Descreve diferentes combinações de operações aritméticas utilizadas na composição das regras difusas utilizando expressões de entrada linguisticas e numéricas. Para avaliar a validade da proposta, um Sistema Neuro-Difuso (SND) é proposto para diagnosticar Eventos Paroxísticos envolvendo os Eventos Epilépticos (Ees) e os Eventos não Epilépticos (ENEs). A principal contribuição do trabalho encontra-se na análise do desempenho de diferentes operações aritméticas aplicadas em um SND. Após uma simulação realizada, constatou-se que as operaç~eos aritméticas Min/Max, nas quatro simulações, se distanciaram a partir da visão do especialista de domínio. As operações aritméticas Produto/Soma Algébrica e Produto/Soma de Hamarcher apresentaram um valor final mais próximo em relação ao valor fornecido pelo especialista de domínio. Portanto, o desenvolvimento de um SND, baseado na utilização destas operações aritméticas, justifica-se levando a uma maior ou menor taxa de acertos do sistema.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.