Caracterização de reservatórios de gás de folhelho: o folhelho Marcellus e o potencial brasileiro
Palavras-chave:
Reservatórios não convencionais, Formação Marcellus, Gás de Folhelho,Resumo
Reservatórios de gás não convencional de folhelho são caracterizados por serem porosos, possuírem grandes volumes, porém de baixa permeabilidade, produzindo principalmente gás natural seco. Devido à dificuldade em sua extração, são necessárias técnicas adicionais na produção e estimulação destes reservatórios. O objetivo desta pesquisa foi caracterizar estes reservatórios, por meio do estudo de caso do Folhelho Marcellus. O Folhelho Marcellus é uma unidade estratigráfica formada no Devoniano Médio - Bacia Appalachiana – Estados Unidos da América, em paleoambiente análogo ao observado no Mar do Norte, em ambiente de lâmina d’água estratificada, com depósitos característicos de zonas anóxicas. Além disto, quando possível foi realizada uma comparação das principais características da qualidade dos reservatórios em folhelho da Formação Marcellus, e das principais bacias brasileiras. Apesar do crescente interesse na exploração deste tipo de recurso, são motivo de preocupação os possíveis passivos ambientais que os métodos de estimulação, sobretudo o fraturamento hidráulico (fraking), podem gerar. Entretanto, o potencial deste recurso em algumas bacias brasileiras é grande, sendo assim é importante o avanço nos estudos de novas tecnologias de exploração e produção, que tornem estes reservatórios mais seguros em sentido econômico e ambiental.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.