Estudo da estabilidade de antocianinas em diferentes alcoóis alifáticos para uso como indicador de pH

Autores

  • Lucas Dominguini Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC)
  • Julia Marcondes Borges IFSC
  • Monique Domingos dos Santos IFSC
  • Fabrício Pereira Leandro IFSC
  • Ana Luiza de Sousa Toledo IFSC
  • Ana Paula Figueiredo IFSC

Palavras-chave:

Antocianinas. Indicador natural de pH. Estabilidade química. Alcoóis alifáticos.

Resumo

No presente trabalho antocianinas foram extraídas de materiais naturais a fim de produzir indicadores de pH alternativos para o Ensino Médio.  A estabilidade química das antocianinas foi analisada, em função do tempo, para soluções de ameixa roxa, beterraba, casca de uva, jabuticaba e pétalas de rosas vermelhas em metanol, etanol e propanol. Os resultados demonstram que as antocianinas oriundas de ameixa roxa, beterraba e jabuticaba apresentaram intensidade de coloração satisfatória para uso como indicadores naturais de pH.Porém, os ensaios mostraram que a antocianina extraída da beterraba apresentam enor estabilidade química, independente do álcool em que se encontra. Por sua vez, as antocianinas derivadas de ameixa roxa e jabuticaba apresentaram melhores resultados em termos de estabilidade em metanol e propanol. A antocianina obtida a partir da beterraba, mesmo sendo mais instável, apresentou bom comportamento como indicador de pH.

Biografia do Autor

Lucas Dominguini, Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC)

Mestre em Educação, pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Licenciado em Química pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina, Campus Criciúma.

Julia Marcondes Borges, IFSC

Bolsista PIBIC-EM.

Monique Domingos dos Santos, IFSC

Bolsista PIBIC-EM.

Fabrício Pereira Leandro, IFSC

Bolsista PIBIC-EM.

Ana Luiza de Sousa Toledo, IFSC

Bolsista PIBIC-EM.

Ana Paula Figueiredo, IFSC

Química Industrial pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Técnica de Laboratório em Química do Insituto Federal de Santa Catarina, Campus Criciúma

Downloads

Publicado

03-08-2014

Edição

Seção

Ensino