Estudo da estabilidade de antocianinas em diferentes alcoóis alifáticos para uso como indicador de pH
Palavras-chave:
Antocianinas. Indicador natural de pH. Estabilidade química. Alcoóis alifáticos.Resumo
No presente trabalho antocianinas foram extraídas de materiais naturais a fim de produzir indicadores de pH alternativos para o Ensino Médio. A estabilidade química das antocianinas foi analisada, em função do tempo, para soluções de ameixa roxa, beterraba, casca de uva, jabuticaba e pétalas de rosas vermelhas em metanol, etanol e propanol. Os resultados demonstram que as antocianinas oriundas de ameixa roxa, beterraba e jabuticaba apresentaram intensidade de coloração satisfatória para uso como indicadores naturais de pH.Porém, os ensaios mostraram que a antocianina extraída da beterraba apresentam enor estabilidade química, independente do álcool em que se encontra. Por sua vez, as antocianinas derivadas de ameixa roxa e jabuticaba apresentaram melhores resultados em termos de estabilidade em metanol e propanol. A antocianina obtida a partir da beterraba, mesmo sendo mais instável, apresentou bom comportamento como indicador de pH.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.