Aplicação do Método de PENMAN Modificado no Cálculo da Evapotranspiração Potencial para Quatro Estações Meteorológicas do Estado do Paraná
Palavras-chave:
Evapotranspiração Potencial, Penman-Montheith, Penman-Doorenbos e Pruit.Resumo
A partir da aplicação do método de Penman, modificado a evapotranspiração potencial (ETP) diária, foi estimada para quatro estações meteorológicas do Estado do Paraná: Piraquara (Pinhais), Cascavel, Guarapuava e Paranavaí, no período de 1990 a 2000. Essas estações foram adotadas por apresentarem características físicas distintas, como: a altitude, a latitude, a precipitação e a temperatura. Estimou-se a média mensal, o desvio padrão e o coeficiente de variação. Os valores da ETP média anual para Pinhais, Guarapuava, Cascavel e Paranavaí foram de 1137 mm, 1212 mm, 1271 mm e 1580 mm, respectivamente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.