Mapeamento e Caracterização do Patrimônio Paisagístico – Arquitetônico de Erechim, Rio Grande do Sul
Palavras-chave:
patrimônio paisagístico arquitetônico, trilha urbana, paisagem urbana.Resumo
A presente pesquisa foi realizada em Erechim, RS tendo como objetivo a análise e caracterização da paisagem urbana sob o aspecto do patrimônio paisagístico-arquitetônico, na perspectiva de fornecer subsídios ao poder público para a elaboração de políticas voltadas à manutenção do patrimônio histórico. Os procedimentos metodológicos compreenderam inicialmente um diagnóstico para a identificação do patrimônio construído e respectiva coleta dos pontos de localização geográfica com o uso de GPS e aquisição de um acervo de imagens por meio de fotografias das áreas de interesse. Posteriormente, houve a busca de informações sobre o período de construção, estilo arquitetônico e projetista de cada uma das edificações por meio de pesquisa bibliográfica no Arquivo Histórico Municipal. Com os dados obtidos, foram elaboradas cartas temáticas que apresentam o patrimônio arquitetônico pontuado em trilhas interpretativas urbanas. Erechim conta com um patrimônio arquitetônico de relevante valor histórico-cultural representado por 18 construções em madeira do período da colonização, 16 construções em alvenaria de estilo eclético e 33 construções em estilo art déco. As construções apresentam bom estado de conservação e constituem landmarks na paisagem urbana. Políticas públicas para preservar a memória histórica devem ser uma das prioridades dos tomadores de decisão e reinvindicadas por todos os atores sociais durante a revisão do plano diretor de desenvolvimento urbano e ambiental.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.