Enzimas associadas a indução de resistência em morangueiro pelo uso de quitosana e acibenzolar-s-metil
Palavras-chave:
morangueiro, indução de resistência, proteínas relacionadas a patogenicidade.Resumo
A indução de resistência em plantas a patógenos com a utilização de indutores está sendo amplamente estudada considerando a demanda por frutos mais saudáveis. O objetivo deste trabalho foi avaliar a atividade de enzimas associadas a indução de resistência em morangueiro pelo uso de quitosana e Acibenzolar-S-Metil (ASM). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com 16 plantas por parcela e cinco repetições. Os tratamentos foram quitosana (1,0%); ASM (0,0025%), com aplicação de fungicidas e à testemunha (água destilada). A aplicação dos tratamentos ocorreu 45 dias após o plantio das mudas de morangueiro cv. Aroma e as amostras foliares foram coletadas 24, 72, 120 e 168 h após a aplicação dos mesmos. As PRs-proteinas quitinase e b-1,3-glucanase são ativadas pelo uso dos indutores, sendo a b-1,3-glucanase pronunciada nas primeiras 120 horas após a aplicação dos indutores e a quitinase a partir de 168 horas da indução.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.